Olá meninas, peço desculpas novamente pelo meu sumiço, mas fim de ano é uma correria acho que para todas não é mesmo?
Vi esta semana uma novidade que me fez lembrar de vocês, então corri para contar espero que gostem. Vocês já ouviram falar da "chia"? Muita calma nesta hora, também estranhei o nome mas, vamos lá, olha a carinha dela!!!
É muito parecida com a semente de gergelim, originária do México, é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais levado do que o encontrado na linhaça, também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
A melhor notícia é que ela ajuda e muito na perda de peso, isso porque ela causa saciedade, combate inflamação (para quem não sabe a gordura é um resultado inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade para o cérebro) e desintoxica o organismo.
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Qualquer pessoa pode ingerir a semente, porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, é preciso sempre as regrinhas básicas como uma dieta alimentar certa para você, exercícios regulares e bastante água.
Você pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e adioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-la como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso.
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha, mas independente da forma que você prefere consumir deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das principais refeições diárias.
Pronto meninas, outro alimento funcional para nos ajudar na luta contra a balança!!!